- Direito à auto-determinação e liberdade de escolha;
- O medo de se tornar um fardo para aqueles que o rodeiam;
- Acabar com a má qualidade de vida do paciente;
- Se a situação é irreversivel para quê viver apenas devido a maquinas;
- Todos temos direito a uma morte digna.
- Contras:
- Do ponto de vista religioso pode ser considerado usurpação do direito à vida humana
- Todos temos direito à vida;
- Perspectiva ética dos médicos de acordo com o juramento que tiveram que prestar;
- Desligarem as máquinas que mantêm aqueles que se encontram em morte cerebral poderá provocar-lhes sofrimento, ainda que por pouco tempo;
- É necessário o consentimento do interessado e por vezes isso não acontece.
Eluana Englaro, a jovem mulher em coma vegetativo há 17 anos, morreu, anunciou hoje o ministro da Saúde, Maurizio Sacconi, aos senadores reunidos para examinar um projecto de lei destinado a impedir que ela deixasse de ser alimentada artificialmente.
A família de Eluana obtivera ganho de causa da Justiça em Dezembro passado para a deixar morrer, e os médicos deixaram sexta-feira passada de a alimentar e de a hidratar, dando-lhe apenas sedativos para não a deixar sofrer.
Comentem se concordam ou não com a decisão da justiça!
Aguardamos respostas ;)
o grupo!
